domingo, 3 de abril de 2011

José Alencar, um eterno Escoteiro!


NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR*


Os Escoteiros do Brasil registram o profundo pesar pelo falecimento do escoteiro e ex-Vice-Presidente da República, José Alencar, ocorrida no dia 29 de março, vítima de um câncer contra o qual lutava desde 1997.
Nascido em 1931, José Alencar foi o 11º filho de um total de 15 do casal Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. O ex-vice-presidente nasceu em um povoado às margens de Muriaé, no interior de Minas Gerais, e desde
sua infância foi um empreendedor, trabalhando a partir dos sete anos de idade.
Aos 12 anos ingressou no Escotismo, cujas atividades sempre lembrou com carinho, reconhecendo repetidas vezes a contribuição do Escotismo em sua formação, afirmando, inclusive, que somente suportou enfrentar dolorosos momentos da doença, porque "O Escoteiro tem fibra, é alegre e sorri nas desventuras", fazendo constantemente menção aos valores propostos pela Lei Escoteira.
No final do ano de 2010 A União dos Escoteiros do Brasil concedeu ao então vice-presidente Jose Alencar a Medalha de Gratidão – Grau Ouro da UEB, bem como uma placa alusiva a todas as referências elogiosas que fazia ao Movimento Escoteiro. Naquela oportunidade o escoteiro José Alencar emocionou-se ao receber o Lenço da UEB das mãos de uma lobinha e uma escoteira, e fez um relato cheio de recordações de sua vida escoteira.
A UEB lamenta a perda de um homem que serve de exemplo, tanto por sua missão política como suas ações nos empreendimentos particulares, e que, principalmente, deu exemplo de dignidade ao Brasil e ao Mundo por ocasião dos momentos difíceis de sua vida, como um verdadeiro escoteiro.
Estamos certos de que José Alencar já está no Grande Acampamento, junto a Deus, recompensado por sua vida dedicada ao serviço ao próximo e amor à Pátria.



Baden Powell antes de morrer escreveu: "Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis à Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la. Vosso amigo, Baden-Powell."


Acho que foi isso que José Alencar tentou fazer durante esses 79 anos de vida, tentou e conseguiu.
Sempre crente e temente à Deus, mostrou que nos momentos mais difíceis também devemos encontrar Deus, porque ele nunca quer o nosso mal.
Viveu e praticou até o fim a lei e a promessa Escoteira, fez do 8º artigo da lei do escoteiro: 'O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades', um lema para a sua vida, fez disso a sua vida.
Ele não morreu, apenas, retornou para o Eterno Acampamento e está do lado de Deus e de Baden Powell.


Sem mais para dizer, não que ele não seja digno de mais palavras, pelo contrário, é que eu não tenho palavras para descreve-lo. Encerro com um: "BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!


Uma vez Escoteiro, sempre Escoteiro!
Sempre Alerta para Melhor Servir!

* Nota oficial da UEB - União dos Escoteiros do Brasil sobre o falecimento de José Alencar.

Nenhum comentário: