terça-feira, 23 de novembro de 2010

Maratona de Curitiba 2010

Esá feito. Agora sou maratonista. Não foi totalmente como esperava, mas foi. Engraçado que não tenho essa sensação de "ser maratonista". Sinto sim uma alegria por ter atingido a meta de fechar uma maratona, que até um ano atrás não me achava capaz. Também não senti aquele vazio que muitos falam, que se segue a uma maratona, o cansaço, o desânimo com os treinos, pelo contrário, na segunda, fora uma dorzinha nas articulações dos joelhos, estava pronta pra treinar.É claro que o único treino foi com minha paciência em ficar descansando, mas amanhã pretendo fazer um trote leve.
Quanto à maratona:fiz tudo certinho; alimentação,treinamento, a cabeça estava preparada, até resolvi correr com música pra não mudar em nada o que havia feito nos longões. Meu único erro foi testar gel nos treinos (usava só um) e fazer uso durante a maratona. Consegui usar dois, e foi o suficiente para meu estômago se revoltar contra mim.De quebra conseguiu como aliado meu intestino, que já estava sofrendo com todo o clima pré-maratona.
Me emocionei na largada, segurei as lágrimas, pensei que no final a emoção seria maior,mas cheguei tão mal ,quase desmaiando,que nem senti o gosto de cruzar a linha de chegada.
Fui muito bem até o km28, fechei a meia maratona em 1h48', mas sem conseguir ingerir mais nada dali em diante,ficou difícil manter o organismo trabalhando. Ainda tive que fazer uma parada obrigatória no km33.Cheguei no limite das minhas forças. Meu corpo não respondia mais as ordens da cabeça. Na subida do viaduto do Capanema, senti muita tontura, e muito medo de desmaiar e não terminar a prova. Ali, no km 38,5 ,eu estava com 3h40' de prova,esse era o tempo pretendido por mim para terminar. Dali foram 3,5km em 28min de puro sofrimento. Aquele último km na Cândido de Abreu,avistando o portal lá no fundo, foram intermináveis. Faltando 50m(isso mesmo,50m) tive a 1º cãimbra ,única por sinal, que não me impediu de chegar no tapete. Dores musculares, cãimbras, nada. Mas uma tontura que já havia experimentado no meu longão de 35km, que terminou em desmaio.
Fechei em 4h08', e se durante o percurso falei que essa experiência seria única, agora já penso em repetir a dose ano que vem, afinal preciso por em prática tudo o que aprendi nessa oportunidade.
Agradeço ao Junior que se dedicou e treinou pra me acompanhar durante metade da prova, desculpa se não correspondi , te amo; e agradeço ao Dario que me socorreu na chegada, e sempre me apoiou, à Irene pela amizade e disposição e à todos nosso amigos que fizeram parte desta aventura, não conseguiria citar o nome de todos, porque são muitos ,seja nos gritos, tirando fotos, acompanhando de bike ou torcendo com emoção.
O vazio pós maratona foi substituído por duas provas conquistadas :a classificação do Sesc Agua Verde, que me permite correr a última etapa neste dia 28 (Sesc Esquina)com alguns "mimos", e a suada conquista do 3º lugar geral no circuito do SESI, no qual ganhei a viagem pra BH pra correr a Volta Internacional da Pampulha dia 5/12.E é claro, pra fechar meu calendário, a Corrida de San Fernando dia 6/1, no Uruguai, onde, na prova do início deste ano ,conquistei o direito de largar na elite em 2011.
Não tem como sentir vazio.
Simbora treinar, simbora correr, vamos,vamos

3 comentários:

George Volpão disse...

Parabens Isabel! A primeira é pra não esquecer. Fez um ótimo tempo para uma estréia e com o passar do tempo vc vai pegando as manhas. Estou na oitava e ainda faço cagada, rsrs.

Um beijão e boa recuperação!

Unknown disse...

Parabéns pela estreia nos 42k e pelo resultado, Isabel!

Bons treinos e provas pra você!

Fábio

junior disse...

Oi meu tesouro lindo, primeiramente quero lhe parabenizar por ter conseguido terminar a maratona de Curitiba e tmbm dizer que foi maravilhoso correr ao seu lado durante os 22 kms e te dizer tmbm que correspondeu a altura nessa prova, corremos juntos, sofremos juntos, maratona é assim mesmo, outras virão e pode ter certeza que serão superadas por ti, um grande beijo de quem lhe admira muito e tmbm te ama muito, sempre seu.......Junior!!