domingo, 4 de outubro de 2009

Corrida da Graciosa

Equipe CRCuritiba,antes da largada.

Hoje foi mais um dia de corrida,mas uma corrida diferente,a Subida da Graciosa.
Aqui,o pessoal aquecendo,ao fundo,o que nos aguardava...

Foram 20 km subindo,com largada em Morretes e chegada no Portal da Graciosa,em Campina Grande do Sul.Havia planejado fazer a prova em 2hs,acabei fechando em 2h03'49. Como foi minha estreia,fiquei feliz.Fiz questão de largar um pouco mais atrás pra não forçar o ritmo.Fui ultrapassando o pessoal,até alcançar aqueles no mesmo ritmo.Até o km 4,bastante plano,fiz algo em torno de 5'30,tive dificuldade com o ar quente e úmido, algumas vezes aumentei o ritmo e isso me custou bastante no final.A partir do km5 as coisas ficaram mais difíceis,as subidas ficaram mais inclinadas,as pedras estavam escorregadias.
Nessa parte do percurso contei com a ajuda da Neusa,já experiente na Graciosa,que me deu algumas dicas.
Lá pelo km6 o Rodrigo me alcançou,e corremos juntos até o km10,uma grande ajuda.Ele foi na frente quando parei pra comer banana.Ainda não aprendi a comer correndo.No final chegamos quase juntos.Uma curiosidade:logo após o km10,havia uma faixa atravessada no estrada,que dizia "Agora começa o show",era o aviso de que a parte mais difícil havia chegado.
Senti muito não ter corrido junto com o Marcos,nos desencontramos na largada,ele chegou praticamente junto comigo,logo atrás.
Aqui era a parte mais "fácil".Olha a subida...

No km15 +ou-,palavras de incentivo,um senhor gritava que a subida havia acabado.Começou então o sobe desce sem fim.Pouco mais de 5km de longas subidas e descidas que convidavam à disparada.Na primeira descida deixei o ritmo aumentar,e quando comecei a subir novamente,vieram as ameaças de cãimbras.Como disse o Wolfang,nesse trecho éramos 1.0 , embalava na descida e a velocidade ia diminuindo na subida.
Faltando 2km,bem no topo de mais uma subida estava o Junior que,depois de ficar de fora da corrida dos carteiros por causa de uma lesão,fotografou os amigos lá e depois veio fazer o mesmo na Graciosa.Palavras de incentivo nessa hora fazem a diferença.Aliás,amigos assim fazem a diferença.
Ao final da última subida,faltando uns 300m ,a visão do paraíso: o portal da chegada.
É realmente uma prova inesquecível,diferente, e com certeza ano que vem estarei lá outra vez.
Desde o amanhecer na praça Osvaldo Cruz,até a chegada ,cada minuto dessa aventura ficará na memória.

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

Parabéns corredora pela prova da Serra Graciosa, vendo as fotos, realmente deu para ver que esta prova é dificil mesmo, vcs são uns verdadeiros vencedores...Esse tipo de faixa que vc viu dizendo que agora que começa o showww, isso é psicologia para ajudar os corredores a não desistirem eu já corri algumas provas em que os organizadores colocam faixas ou pintam no asfalto esses tipos de msgs.

Valeu...

Um abraço

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista
E-mail: jcmaratona@gmail.com
MSN: jmaratona@hotmail.com
Blog: http://jmaratona.blogspot.com