quarta-feira, 24 de junho de 2009

É São João!!!

Hoje surgiu ,de algum arquivo de minhas memórias,lembranças de um costume lá do sul.
Na noite de São João,meu pai preparava uma fogueira no fundo do quintal.Só que este ritual deveria ser desconhecido por nós,crianças;só que sempre alguém acaba descobrindo...
Até hoje não sei quem se divertia mais , se eles (meus pais) que tentavam fazer tudo escondido,ou nós,que apesar de que tínhamos conhecimento do que iria acontecer,agíamos como se tudo estivesse normal.Depois do anoitecer,um deles saia ,"na moita",e acendia a fogueira,então voltava pra dentro de casa tentando não chamar a atenção.
Quando a fogueira "crescia",um deles anunciava ,com festa, a visita de São João,e nós,que já esperávamos ,fazíamos muito barulho comemorando.É a magia dos costumes regionais,que encantam crianças e adultos,pq mesmo depois que crescemos, continuamos com o sentimento de felicidade desses tempos de infância.
Quando meus filhos perguntam sobre coelho da Páscoa ou sobre Papai Noel,fada dos dentes,etc... sempre respondo pra eles que esses personagens vivem dentro de nós,e terão vida enquanto nosso sonho durar,não importa a realidade dos fatos .Eu acredito em Papai Noel,pena que as pessoas só lembrem dele no final do ano.
Hoje ,noite de São João ,outra coisa me deixa feliz:meu pai sempre dizia que esta noite é a mais longa do ano,a partir de amanhã as noites começam a ficar mais curtas,o sol nasce um pouquinho mais cedo a cada dia ; e eu,que sou totalmente diurna,me animo com isso.



treino de hoje:

manhã: 40' de trote,antes da chuva.Valeu a pena madrugar.
tarde : 1h de trote
resolvi pegar estrada de chão,o treino ficou mais puxado por causa da lama,e no final ainda tomei chuva.

Nenhum comentário: