sexta-feira, 30 de abril de 2010

Volta à Ilha - Meus trechos






Fiz três trechos na prova, os kms cresceram a cada etapa.
No primeiro trecho, eram só 5km, mas a dor de garganta somada com o ar frio do amanhecer pesaram um pouco.A largada já foi ladeira acima, depois mais umas subidas e cheguei à rodovia.A chuva aumentou nessa parte do percurso,o que atrapalhou ainda mais a respiração.No final ainda tinha uma passarela pra cruzar a rodovia. Fechei essa primeira parte em 21'38, mas bem cansada, senti até um receio de não conseguir correr bem os outros trechos.

Voltei a correr no meio da manhã, no posto de transição da praia Brava.Saída na areia, mas só alguns metros,depois um morro considerável e uma descida proporcional. O restante do percurso fiz próximo ao meio fio,muitas vezes tendo que subir na calçada pra fugir dos carros. Essa parte tinha 6,7km , um pouco chato de fazer pelo percurso plano na segunda metade. Fechei em 28'29.

Meu terceiro trecho foi sem dúvida onde coloquei em prática minha concentração.Já estava bem cansada , era o trecho mais longo , 8,6km ,saí na areia fofa, mas só uns 50m ,depois uma trilha curta no meio da duna e peguei o asfalto. Aí veio a pior parte. Eram pelo menos 6km no acostamento,numa curva suave,quase em linha reta, parecia que não tinha fim. Eu sei que meu ritmo cai em terrenos assim , então tive que me concentrar .Pensei muito na equipe,na minha responsabilidade com elas. Achei um rapaz no mesmo ritmo meu, as passadas dele eram maiores que as minhas.Acertei a passada com ele e fui atrás todo o tempo.Só quando entramos na praia é que ele se distanciou um pouco. Fechei em 36'12. Depois de entregar a pulseira, fui para a van,troquei de roupa e deitei.Dormi por uns 20min, quando fui levantar tive uma cãimbra tão forte na coxa que não conseguia me mexer.A chuva lá fora estava forte,tive que ficar caminhando dentro da van mesmo.

No final do dia ainda corri os 2km finais com a Cristina,me senti super bem, e até deu vontade de continuar correndo.
Mas foi só até chegar no hotel e tomar um banho quente e cair na cama.

treinos


Quarta : Resolvi em cima da hora ir correr no Tingui,o circuito da lua cheia. Fiz meu melhor tempo por lá , 8,9km em 38'38" , primeiro lugar geral feminino.





Quinta: fui pro asfalto.Na saída achei que não ia render muito o treino,mas acabei fazendo 12km em 54'37.


Sexta: hoje bateu o cansaço.Fiz só 8km , num ritmo mais lento do que ontem.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Volta à Ilha

Cinco meses de expectativa, e enfim chegou a hora. As lembranças ainda estão meio embaralhadas ,uma sensação estranha de que tudo pareceu um sonho.
Chegamos em Floripa no meio da tarde, com frio e chuva .Depois de deixarmos as coisas no hotel,fomos para o local da entrega de kits. À noite aconteceu o jantar de massas. Eu confesso que esperava mais desse jantar ,só o que me surpreendeu foi a variedade de sobremesas,as que consegui experimentar esravam muito gostosas. Mas é nessa hora que a gente tem oportunidade de encontrar os amigos, pq durante a prova é uma correria só. Nove horas da noite já estávamos no hotel,uma rápida reunião das duas equipes : CRCuritiba /HP sports fem e HP sports /RPC mista , e fomos para o quarto dormir.Ajustei o despertador para as 4hs ,mas acordei às 3:30 e não consegui dormir mais.Nossa van chegou no hotel às 5hs , e logo depois já estávamos indo para a largada. Aí já houve o primeiro imprevisto: quase chegando lá descobrimos que a Cristina tinha deixado o RG no hotel, e tivemos que voltar. O motorista demostrou uma incerteza quanto ao percurso que deveria fazer, e ainda constatamos que não tínhamos mapa do percurso . Mas o motorista (Marcelo) foi dez durante todo o dia.
Assistimos a largada das equipes de participação A e logo depois às 6hs largaram as equipes femininas.Já na largada o primeiro susto ,a Leticia foi derrubada ,mas levantou e continuou,mesmo com o joelho e o dedo do pé machucados.
Deu um frio na barriga só de saber que em alguns minutos eu estaria correndo meu primeiro trecho,mas vou deixar pra contar sobre cada trecho meu amanhã.
No terceiro posto de troca estávamos em 1º lugar , foi um momento de muita alegria,mas a partir do 4º posto voltamos ao 2º lugar , e no 6º posto chegamos à 3º colocação. E assim deveria ter sido até o final ,pq a nossa vantagem em relação à 4º equipe era enorme,algo em torno de 20min. Mas coisas sem explicação aconteceram. Infelizmente nem todos tem o espírito esportivo e muitos se deixam levar pela vontade de ganhar sob qualquer circusntâncias. Quando tomamos o susto de sermos ultrapassadas elas já haviam pulado 3min na nossa frente. E com essa vantagem entraram no Morro do Sertão , e saíram de lá depois de 15km com uma vantagem de 16min.
Mas o mais importante foi que ,depois do momento de desânimo ,voltamos com toda força, e não desistimos em nenhum momento.
Essa equipe que juntou as 7 atletas somente meia hora antes da largada, formou um grupo unido, competitivo e muito divertido.
Descobri que era a mais veterana entre as meninas. Talvez por isso não tenha concordado com o padrão de beleza masculina da maioria. Aqueles modelos de academia não me chamam a atenção, gosto de homens mais normais.
E assim passamos mais de 14hs dentro de uma van,desde a saída do hotel às 5 da manhã até o retorno depois da confraternização da chegada às 19:30. Nesse tempo nossa alimentação se restringiu à pão com margarina, banana ,barras de cereal , gatorade ,água e refrigerante.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

bula do homem

Só por curiosidade ,este texto foi enviado para mim por um homem , meu amigo Guto lá de BH.
Hoje vou escrever alguma coisa sobre a Volta à Ilha, aconteceu tanta coisa que daria pra fazer um livro,mas vou deixar um relato no blog dos principais fatos.Por enquanto ,vamos nos divertindo com o texto.


Bula do Homem
Indicações: Homem é recomendado para mulheres portadoras de SMS (Síndrome da MulherSozinha).Homem é eficaz no controle do desânimo, da ansiedade, irritabilidade, mau-humor, insônia etc.

Posologia e Modo de Usar:Homem deve ser usado três vezes por semana. Não desaparecendo os sintomas, aumente a dosagem ou procure outro. Homem é apropriado para uso externo e interno, dependendo da necessidade.

Precauções:Mantenha longe do alcance de amigas (vizinhas solitárias, loiras sorridentes, etc).
É desaconselhável o uso, imediatamente após as refeições.

Apresentação:Mini, Max, Super, Mega, Plus, Super Mega Max Plus e 'Oh meu eus!!!'

Conduta na Overdose:O uso excessivo de Homem, pode produzir dores abdominais entorses, contraturas lombares, assim como ardor na região pélvica. Recomenda-se banhos de assento, repouso e contar vantagem para a melhor amiga.

Efeitos Colaterais: O uso inadequado de Homem pode acarretar gravidez e acessos de ciúmes. O uso concomitante de produtos da mesma espécie pode causar enjôo e fadiga crônica.

Prazo de Validade:O número do lote e data de fabricação, encontram-se na cédula de identidade e no cartão de crédito.

Composição: Água, tecidos orgânicos, ferro e vitaminas do Complexo 'P'.Funcionamento:1. Ao abrir a embalagem, faça uma cara neutra; não se mostre muito empolgadacom o produto. Se ficar muito seguro de si, o homem não funciona muito bem, vive dando defeito. 2. Guarde em
lugar fresco e seguro (pois é frágil e facilmente contaminável). 3. Deixe fora do alcance de pseudo-amigas. 4. Para ligar, basta uns beijinhos no pescoço pela manhã, para desligar basta uma noite de sexo (ele dorme como uma pedra e nem dá boa noite - falta de educação é defeito de fábrica). 5.Programe-o para assinar talões de cheques sem reclamar. 6. Carregue as baterias três vezes por dia: café, almoço e jantar.

ATENÇÃO:Homem não tem garantia de fábrica e todas as espécies são sujeitas àsincontáveis defeitos(falhas de caráter, falta de personalidade, futilidade, instabilidade emocional, imaturidade, egoísmo e 'mania de vai com os outros'são algumas das falhas mais comuns). A solução é ir trocando até que se ache o modelo 'ideal'. Recentes pesquisas, no entanto, atestam que ainda não se conseguiu inventar tal protótipo. Cuidado, existem no mercado algumas marcas falsificadas, com embalagem de qualidade, mas que ao ser aberta, apresenta um produto inócuo/ou prejudicial. Ou seja, produto que além de não apresentar efeito positivo, pode agravar os sintomas. Não contém SEMANCOL.

terça-feira, 20 de abril de 2010

treinos

segunda
manhã: 30' trote
tade : 20' trote + 10 X 400m na areia , rec. 400m trote + 20' trote

terça
manhã: 30' trote
tarde : 2km aquecimento + 1h trote na grama
treino com a Vanessa :aquecimento na pista + 6 km estrada de chão com subidas

No total foram 1h57min ligada na tomada ,só à tarde. Senti as pernas pesarem hoje , mas vou encarar a prova em Piraí amanhã à tarde sem tremer. Depois vou começar a ficar nervosa pra corrida de sábado em Floripa.Quem sabe consigo arrumar minha mala pra sexta.

domingo, 18 de abril de 2010

final de semana


Final de semana muito bom,com uma corrida de quase 11km cross country num trote levinho, mas o calor estava forte. Achei interessante correr sem me preocupar com aquecimento,largada ,adversárias e tudo mais que sempre está envolvido numa disputa. É claro que é muito difícil deixar o espírito competitivo guardado no bolso,mas me pareceu válido ,já que quero estar no melhor rendimento no próximo domingo.E correr acompanhando o Dario foi sem dúvida uma experiência incrível. É claro que ele deve ter me achado uma chata, por ficar cobrando ritmo,passada,respiração, puxar ele quando caminhava, mas achei que o resutado foi excelente ,já que fechamos os 10km no mesmo tempo da corrida da smel, e as dificuldades hoje eram imensas.
Pra não perder o costume ainda fiquei dando pitaco na corrida dos outros, mas tb ninguém reclamou. Então é isso,amanhã cedinho vou pra rua treinar, com a cabeça já no final de semana.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

treino

manhã : 30' trote
tarde : 2km trote + 20 X 200m rec. 100m + 2km trote

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Está chegando a hora...

De tão ansiosa e nervosa ,estou calma...Agora faltam 8 dias...
Este domingo vou correr em São José dos Pinhais , 11km de cross country ,acompanhando o Dario.É a primeira corrida que vamos fazer inteira juntos.Este final de semana é pra extravasar e concentrar pra Floripa. Pra matar a saudade tb...
Já recebemos o prognóstico dos tempos de cada atleta,e junto veio um recado de que esperam de nós superação nesses tempos pré - estabelecidos. Isso traz uma certa pressão ,mas principalmente nos motiva a buscar o melhor.
Eu já fiz um cálculo dos horários que vou correr. Largamos com a 1º atleta às 6:00 da manhã,então antes das 6:30 eu vou estar correndo.Provavelmente não vou assistir a largada. Depois volto à correr lá pelas 9:30 da manhã. E meu último trecho deve iniciar por volta das 13:30 . Depois disso estou liberada ,posso até acompanhar uma das meninas nos trechos que seguem. A previsão é de que em 12hs e 08min estejamos concluindo a prova,mas é claro que fica a expectativa de baixar esse tempo.
Vamos em busca do pódio, equipe HP sports CRCuritiba feminina.



treinos


quarta: 26km em 2h11min pacer de 5'03 / km

quinta: 10 km pista

terça-feira, 13 de abril de 2010

treinos

Praticamente dez dias pra volta à Ilha. Difícil segurar a ansiedade . Difícil também encontrar outro assunto. Agora é tentar concentrar e chegar inteira lá , fazer o melhor.
Nossa equipe , já na ordem que vamos correr:
1. Letícia da Silva Saltori
2. Isabel Cristina Corrêa Passoni
3. Jéssica dos Santos Vieira
4. Zilma Rodrigues da Silva
5. Giselle Borsato Moreira
6. Marilene de Morais
7. Elizabete de Jesus Mota
8. Cristina Toloto

Boa sorte a todas nós, vamos fazer o melhor e quem sabe trazer um troféu.

treino de hoje
15' trote + 25 X rampa + 15' trote
1600 m na pista + 2 séries de exercícios de técnica de corrida + 10 X rampa curtinha + 15' trote
Treino aumentado para acompanhar a Vanessa , que está iniciando.Hoje ,além do aquecimento ,fizemos exercícios de respiração e passada.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

1º etapa smel - Corrida da linha verde









Começou o campeonato adulto de corridas de rua. Pra mim não foi uma ótima estreia, mesmo chegando em 5º lugar geral (embora apareça em 6º na classificação oficial ) fui a 3º na minha categoria. As duas primeiras subiram no pódio geral, por isso subi em 1º lugar na categoria 40-44 anos. Sabia que este ano as coisas seriam difíceis .
Mas apesar de estar me preparando pra Volta à Ilha , e só faltam duas semanas (frio na barriga) , achei que fui bem na prova. Larguei forte ,não consigo fazer diferente, mas desta vez não senti que tenha prejudicado o restante da prova . Larguei acompanhando as primeiras , fiquei até o km 3 em 3º lugar . No km 1 , achei que a Lídia estava num ritmo inferior ao normal dela, pq eu acompanhava bem. Quando passei na placa do km1 o carro-madrinha marcava 3'40 . Voltei ao meu ritmo ,e as duas primeiras se distanciaram. Na metade da prova a Maria, adversária direta na categoria ,encostou em mim e não me deixou escapar mais. Fomos revezando a frente, e nessa disputa particular acabamos chegando entre as primeiras. Fechei num tempo alto ,44'38 , mas feliz por estar inteira.
Medalha ganha, peguei a maquina e voltei pra fotografar os colegas e buscar o Dario. Km e meio contra a corrente ,achei ele. Ele vinha pra chegar inteiro ,mas um incentivo sempre ajuda .
Festa na tenda para os aniversariantes de abril , esta turma está cada vez mais animada.
Enfim , prova realizada , tarefa cumprida , agora é continuar treinando ,dia 24 está chegando .
E no domingo que vem vou participar da Corrida das Águas em São José dos Pinhais , tentar fazer bem devagar.















aqui chegando pela 2º vez ,acompanhando o Dario.Olha como está bonita a passada dele !

treino de hoje
manhã : 30' de trote
tarde : 1h de trote com subidas ,estrada de chão e asfalto.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

corrida da Baronesa



Esta semana foi diferente ,feriado em plena quarta -feira ,aniversário da cidade , assoprando 191 velinhas.
Teve desfile cívico-militar, do qual eu não vi nadinha. Meus filhos desfilaram duas vezes,com a escola e com os Escoteiros. Fiquei só com as fotos como lembrança.A responsável pela minha ausência no desfile foi a Corrida da Baronesa. Correr em casa é sempre complicado, a responsabilidade aumenta. E como atleta da Prefeitura , sinto esse peso maior. Ainda tinha que acalmar dois estreantes da cidade em corridas de rua. Procurei ajuda para que a Vanessa tivesse com quem correr, e de quebra ainda ganhei a companhia do Dário na corrida em que recebi homenagem.O Dário veio de Curitiba e correu junto com a Vanessa, eu ainda subi quase dois kms pra acompanhá-los até o final. Isso possibilitou que ele acelerasse no final sem deixar a Vanessa sozinha.
Com a premiação em dinheiro, é claro que muitos despencaram em direção à Palmeira. A cada atleta inscrita eu ia vendo minhas possibilidades de chegada.Quaseum jogo de cartas marcadas.
A Ilda , de Maringá levou o 1º lugar ,voando baixo. Em 2º ficou a Elisângela, da Capis sport de Curitiba , em 3º a Adriana de Piraí, e sobrou pra mim o 4º lugar.
Foi minha melhor média de km/min. Foram 7 kms em 28'02, pacer de 4'00.
Apesar do pódio ser até o 3º lugar , eu ganhei um bonito troféu da Prefeitura, de honra ao mérito, por representar a cidade .
No masculino tinha tanta gente rápida que ficou impossível prever o que aconteceria.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

semana corrida , com corrida ...






A semana passou tão rápido que nem postei meus treinos. Depois da corrida do domingo, voltei à treinar logo pela manhã na segunda, sem deixar o desânimo chegar.
Foram assim meus treinos diários:

segunda
manhã: 40 ' trote + 10 X 50m progressivos
tarde: 14 km
terça: pista 30 tiros de 100m - recuperação 100m trote

quarta
manhã: 50' trote
noite: corrida da lua Parque Tingui

quinta
tarde : 9 km trote

sexta
manhã: 20' trote + 30 X rampa + 20' trote
tarde: 40' trote + 10 X 50m progressivos


A corrida noturna no Parque Tingui não foi novidade . Fiz duas etapas ano passado ,e já conheço bem o percurso . É ótima pra treinar , procurei manter o ritmo nas subidas, mas a segunda volta sempre pesa na subida mais forte. Eu cheguei à conclusão que detesto essa corrida, por isso decidi que vou fazer outras vezes . É um bom treino psicológico , além de ter que fazer duas voltas ,o que já é cansativo, ainda tenho que conciliar o ritmo com o ar noturno ,ao qual não estou acostumada,já que treino bem cedo e na metade da tarde.
E é muito bom ver os amigos na metade da semana.
Fechei em 38'58 ,meu melhor tempo nesse circuito.